Faça a sua parte Rotating Header Image

Como fazer o sabão caseiro corretamente

Tentou fazer sabão em casa e não deu certo? Quer saber o que saiu errado? Nest post, trazemos algumas dicas a fim de auxiliar os leitores que nos escrevem com dúvidas sobre como fazer o sabão caseiro corretamente.

Se você também deseja dar um destino mais ecológico ao óleo de cozinha usado nas frituras em sua casa, acompanhe-nos.

A melhor receita

Recomendo sempre a receita de sabão caseiro testada mais recentemente. Entretanto, há outras opções, listadas na página central de meu Projeto Sabão Ecológico Caseiro, onde você pode escolher a receita mais adequada a sua necessidade.

receita sabão

O importante, seja qual for a receita escolhida, éseguir as medidas dos ingredientes à risca. Uma receita básica, para quem, como eu, não junta grandes quantidades de óleo (fazer pouca fritura, certo?) é esta ao lado.

Se você utiliza uma proporção de  175 ml de água e  175  g  de soda cáustica para uma medida de 1 litro de óleo, não tem erro. De acordo com a quantidade de óleo, dobra-se a receita. Use um copo-medida que dá certo.

Água ou óleo em excesso comprometem o resultado. Filtrar o óleo previamente é importante para evitar pedacinhos de frituras no sabão. A soda cáustica bem dissolvida evita os cristaizinhos na mistura e, definitivamente, isto também não é legal.

Então, atenção nas medidas de água, óleo e soda cáustica, para evitar uma mistura que não se solidifica ou que  endurece demais. Seguir a receita é essencial para um sabão macio, porém firme, e homogêneo.

Ingredientes quentes ou frios

Há duas maneiras de se fazer o sabão. Com os ingredientes em temperatura ambiente ou aquecidos levemente. Caso vá aquecê-los, mantenha a água e o óleo, na mesma temperatura, preferencialmente morna, em torno de 60ºC.

Separadamente, deve-se dissolver a soda cáustica na água morna (ou fria) até que não haja mais nenhum cristalzinho. Use outro recipiente, caso vá aquecer o óleo. Depois, junta-se a solução de soda e óleo (fora do fogo, por favor!)  e mexe-se a mistura por aproximadamente 40 minutos, até ficar cremoso.

O ponto ideal da mistura

Para saber se o sabão já está pronto, basta observar sua consistência. Misturar bem, com uma colher de pau ou cabo de vassoura, por cerca de quarenta minutos é importante para se chegar ao ponto desejado.

sabão fase finalO segredo é misturar bem os ingredientes. Não adianta ficar com preguiça. Após os 40 minutos mexendo,  a mistura fica parecendo um mingau caramelado. Este é o ponto certo.

Está na hora de despejá-la nas formas de silicone ou caixa tetra pak. Se preferir, utilize uma forma grande para cortar, depois que a mistura endurecer, os pedaços de sabão do tamanho que preferir.

Despeje o sabão, ainda cremoso, nas formas. Espere esfriar e endurecer (cerca de um dia), antes de cortá-lo. Lembre-se de que o sabão só estará pronto para uso após uma semana. Depois de cortá-lo, deixe-o descansar em um lugar arejado e aguarde.

Com aroma ou neutro

Prefiro usar o sabão caseiro sem nenhum perfume, pois se destina à limpeza de louças, panelas, azulejos e superfícies da casa. Gosto de acrescentar 10 ml de detergente líquido ou sabão em pó, apenas para amenizar o cheiro do óleo. Também pode-se utilizar a mesma medida de amaciante de roupas. Se desejar acrescentar algum aroma a seu sabão, coloqueervas ou flores na receita básica original.

Para isto, basta fazer um chá com 250 g de ervas ou flores, na água em que irá dissolver a soda. Vale tudo: rosas, hortelã, maracujá, erva-doce, ou a que você preferir. Lembre-se de que o sabão feito com óleo usado não deve ser usado para banho de pessoas ou animais. Seu uso é restrito à limpeza caseira e a de objetos.

Mais alguma dúvida ou sugestão? Compartilhe-a conosco!