Faça a sua parte Rotating Header Image

Cubinhos orgânicos congelados

Uma dica bacana que a menina do dedo verde, Carol Costa,  nos dá neste podcast – Truque esperto para aproveitar ervas frescas, é simplesmente  excelente. Como é possível conservar os temperinhos e ervas frescas e evitar o desperdício quando a gente os compra em excesso?

cubinho de manjericão geloO pé de manjericão, da hortinha da varanda de meu apartamento, estava realmente precisando de uma poda, e eu não estava dando conta de fazer tantos chás e temperos com a quantidade de  folhinhas dele. Até tentei, certa vez, secá-las ao sol para usar como tempero seco, mas a maioria apodreceu. Esta dica da Carol resolveu isto. Vejam só que bacana: usar as ervas para  fazer cubinhos orgânicos de ervas frescas congelados!

Seguindo os passos que Carol cita no podcast, retirei quase todas as folhinhas do pé de manjericão de minha hortinha de varanda. Na verdade, deveria colhê-las todas, mas eu queria fazer a experiência antes, hehe.

manjericao na forma

Piquei as folhinhas do manjericão (a Carol deixa-as inteirinhas mesmo)  e coloquei um punhadinho,  em cada cubo da bandeja de gelo. Completei com água, congelei e obtive meus cubinhos Knorr de manjericão prontos para uso!

manjericao na forma congeladoQualquer tempero pode ser congelado desta maneira: salsinha, cebolinha, hortelã, e até o alho poró, cortado em rodelinhas transformam-se em cubinhos para serem utilizados quando quisermos incrementar um prato.

Ao cozinhar, é só jogá-los, um ou mais cubinhos de ervas congeladas, dentro do molho,  ou do feijão, da sopa ou do prato que estivermos preparando. Delícia! O melhor: sem conservantes!

O manjericão, peladinho, após a poda, irá brotar novamente, segundo a Carol. Então, agora, vou retirar as folhinhas que ainda restam para fazer mais cubinhos de ervas congelados e deixar só os galhinhos no vaso. Então, é só esperar que ele floresça novamente e fazer novos cubinhos orgânicos.

pé manjericão pelado

Obrigada pela dica, Carol!